Geneticistas

 

  • Alysson Muotri:

 Muotri é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com doutorado em Biologia Genética pela Universidade de São Paulo. O seu trabalho adorda temas da fronteira da genética e biologia actuais, como o desemvolvimento dos neurónios e as celulas-tronco.

Foi um dos primeiros pesquisadores brasileiros a cultivar células-tronco embrionárias.

 

 

  • Barbara McClintock:

Barbara foi uma botânica dos Estados Unidos da América, especialista em Genética. Recebeu o Premio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1983 pela descoberta do fenómeno conhecido como Transposição genética e sobre elementos genéticos móveis nas décadas de 1940 e 1950.

 

 

 

  • Gregor Mendel:

Mendel foi um mongeagostiniano, botânico e meteorologistaaustríaco. 

Formou-se no mosteiro da Ordem de Santo Amanoel. Estudou mais dois anos no Instituto de Filosofia de Olmutz.

Tornou-se professor de ciências naturais na escola superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies, como por exemplo: feijões, chicória, plantas frutíferas, abelhas,....

 

 

 

 

  • Mayana Zatz:

Mayana é uma bióloga molecular e geneticistabrasileira, professora do Departamento de Biologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Contribuiu principalmente no campo de doenças neuromusculares (distrofias musculares, paraplegias espásticas, esclerose lateral amiotrófica).

 

  

 

  • Thomas Hunt Morgan:

Thomas trabalhou em história natural, zoologia, e macromutação da Drosophila. Devido ao seu trabalho, a Drosophila tornou-se num dos principais modelos animais na área da genética. As suas contribuições mais importantes foram para a genética, pelas quais ganhou o prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1933 por provar que os cromossomas são portadores de genes.